Search
Close this search box.

Análise das Águas

Monitoramento na Bacia

O monitoramento é o conjunto de observações e medições de parâmetros ambientais, de modo continuo e ou frequente, podendo ser usada para controle ou como sinal de alarme. É a atividade que permite o acompanhamento do desenvolvimento e das mudanças de componentes e parâmetros do meio ambiente, sendo básico para o planejamento e a tomada de decisão de medidas para recuperação e preservação do meio ambiente. A ação de monitoramento é uma intensa atividade para acompanhar, vigiar e simultaneamente avaliar o ambiente com vistas a estabelecer diagnóstico de situação.

Nossos recursos hídricos são constantemente agredidos pela ação do homem ocasionando danos ambientais. O Comitê, responsável por garantir a integridade ecológica da Bacia Lagos São João, deve estar atento ao bom funcionamento e perfeito estado dos seguintes aspectos:

  • a qualidade da água;
  • a vazão dos rios e demais corpos hídricos;
  • a estrutura dos habitats;
  • as interações bióticas (relações que se estabelecem entre os seres vivos);
  • a conectividade dos recursos naturais;
  • aos ciclos de nutrientes (ciclos biogeoquímicos).

O Programa de Monitoramento da Bacia Lagos São João, que vem sendo conduzido e organizado pela Câmara Técnica de Monitoramento, iniciou seus trabalhos pela avaliação da qualidade da água, o que tem demandado a contratação de equipes de campo e laboratórios. O acompanhamento da saúde de nossos corpos hídricos se dá através do monitoramento das variáveis biológicas, físicas e químicas momento a momento.

Os laudos emitidos são analisados e permitem avaliar situação das bacias: Una e Lagoa Araruama, da Lagoa de Saquarema e do Rio São João. Baseado nos dados apurados, o Comitê elabora resoluções para execução de ações de preservação e recuperação de nossos mananciais.

Atualmente, o CBHLSJ conta com o Programa de Monitoramento da RH VI, que realiza campanhas de amostragem e análise de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos da qualidade da água superficial em seis corpos hídricos da Região Hidrográfica Lagos São João, para obter mais informações, conheça nossos projetos clicando aqui.