Search
Close this search box.

Solos

Solos são materiais minerais e/ou orgânicos, dispostos em camadas ou horizontes na superfície superior do terreno, resultantes da decomposição das rochas ou dos restos de vegetais. A decomposição das rochas se dá através de agentes físicos, como a temperatura; químicos, como a ação da água produzindo a hidrólise dos minerais; e biológicos, como a ação dos microorganismos. O solo é denominado autóctone quando está assentado diretamente sobre o material que lhe deu origem (rocha matriz, nos solos minerais), e alóctone, quando é resultante do transporte pela água, pelo gelo ou pelo vento, de sedimentos intemperizados, para locais fora de sua origem, como são, por exemplo, os solos aluviais nas várzeas.

Dependendo do conteúdo de matéria orgânica, os solos podem ser divididos em dois grupos gerais, a saber:

  • solos minerais – possuem até 30% de matéria orgânica;
  • solos orgânicos – possuem até 100% de matéria orgânica e originam-se dos depósitos de vegetais em pântanos, brejos e banhados, que se decompõem sob a água pela ação de fungos e de bactérias anaeróbicas, além de outros elementos, promovendo a síntese do húmus.

Em síntese, os solos podem ser definidos como “um conjunto de corpos naturais, sintetizado em forma de perfil, composto de uma mistura variável de minerais despedaçados e desintegrados, e de matéria orgânica em decomposição, que cobre a terra com uma camada fina e que fornece, desde que contenha as quantidades necessárias de ar e água, amparo mecânico e subsistência para os vegetais” (Buckman e Brady, 1967).

Detalhes sobre os solos das bacias hidrograficas da região do CILSJ podem ser obtidos:

  • no site da EMBRAPA Solos: http://www.cnps.embrapa.br/
  • no site da PESAGRO: http://www.pesagro.rj.gov.br/
  • no site da Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais – CPRM, Projeto Rio de Janeiro: http://www.cprm.gov.br/geo/rjinicio.html