Evento destacou inovação, sustentabilidade e integração de políticas públicas voltadas ao saneamento e gestão ambiental
O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) e o Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) participaram do 2º Congresso Internacional de Resíduos e Saneamento – CIRS Búzios 2025, realizado entre os dias 6 e 10 de outubro, no município de Armação dos Búzios.
Realizado bienalmente, o CIRS Búzios é uma plataforma global de debates sobre os desafios ambientais e urbanos contemporâneos. Nesta edição, com o tema “Sistemas Resilientes para um Mundo em Transformação”, o evento ampliou o foco para os quatro pilares do saneamento, resíduos sólidos, abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem urbana, destacando a integração dessas áreas diante das mudanças climáticas e das metas globais de sustentabilidade.
O presidente do CBH Lagos São João e secretário municipal de Meio Ambiente, Clima e Saneamento de Cabo Frio, Jailton Dias, representou o Comitê no congresso, apresentando as ações do programa “Cabo Frio Educada”, que integra a política municipal de sustentabilidade e educação ambiental.
“Foi uma oportunidade muito importante para mostrar o que Cabo Frio vem fazendo na área da educação ambiental. Apresentamos nossas ações do programa ‘Cabo Frio Educada’ e pudemos trocar experiências com outros municípios sobre saneamento, gestão de resíduos, drenagem e abastecimento. Esse diálogo é fundamental para fortalecer políticas públicas mais integradas e sustentáveis”, destacou Jailton.
Também representando o Comitê, o diretor do Subcomitê do Rio Una, Mário Flávio Moreira, que também é secretário de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia, participou do evento e enfatizou a importância da troca técnica entre municípios e instituições.
“São Pedro da Aldeia vem avançando na agenda ambiental e participar de eventos como esse é fundamental para aprimorar a gestão local, fortalecer parcerias e alinhar as ações municipais às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, afirmou.
A secretária-geral do CBH Lagos São João, Dalva Mansur, também esteve presente e participou ativamente dos debates promovidos ao longo da programação, que abordou temas como “Resíduos e Saneamento: ODS como Catalisadores da Mudança”, “Operação e Inovação no Saneamento”, “Superando os Desafios da Universalização no Saneamento Básico”, “Fomento à Cadeia da Reciclagem nos Municípios” e “Como a Economia Circular Pode Reduzir o Desperdício de Recursos”.
Pelo CILSJ, estiveram presentes a secretária executiva, Adriana Saad; a coordenadora técnica administrativa, Cláudia Magalhães; e as analistas técnicas Aline Ribeiro, Daniele Pereira, Fernanda Hissa e Vanessa Sotto Maior.
O congresso também apresentou rotas tecnológicas e estratégias de integração entre setores econômicos, apontando caminhos para fortalecer o saneamento, reduzir impactos ambientais e promover cidades mais resilientes e sustentáveis.