Reunião da CTEACOM aprovou escopo técnico para continuidade do Curso de Capacitação, retomou o planejamento do II Fórum das Juventudes e discutiu estratégias do projeto Comitê nas Escolas
Na última segunda-feira (15), a Câmara Técnica de Educação Ambiental, Comunicação e Mobilização Social (CTEACOM) do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) se reuniu para deliberar sobre pautas fundamentais para o fortalecimento da participação social e da educação ambiental na Região Hidrográfica Lagos São João (RH VI).
Um dos principais encaminhamentos foi a aprovação do Escopo Técnico para a continuidade do Curso de Capacitação, iniciativa que já beneficiou representantes do CBHLSJ, técnicos da sua Entidade Delegatária (CILSJ) e instituições atuantes na área ambiental. O curso, que disponibilizou 100 vagas nas modalidades presencial e online, abordou noções básicas de hidrografia, a estrutura do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos, além de estudos sobre o meio físico, biótico e os corpos hídricos da RH VI. Com a aprovação, a expectativa é expandir a formação, garantindo maior alcance e qualificação para os agentes que atuam diretamente na gestão e preservação das águas da região.
A reunião também marcou a retomada das discussões sobre o II Fórum das Juventudes pelas Águas, previsto para dar continuidade ao trabalho iniciado em 2022. Na primeira edição, realizada no Instituto Federal Fluminense (IFF) de Cabo Frio, jovens de diferentes municípios da RH-VI participaram de dinâmicas, oficinas e debates sobre temas como saneamento, degradação ambiental, sustentabilidade e direito ambiental. O encontro resultou em uma manifestação artística e na elaboração de uma Carta Manifesto construída coletivamente. Agora, o Comitê planeja ampliar o alcance da iniciativa, estimulando ainda mais o protagonismo juvenil na luta pela justiça socioambiental e pela preservação dos recursos hídricos.
Outro ponto de destaque foi a discussão sobre o projeto “Comitê nas Escolas”, que busca aproximar o CBHLSJ das secretarias de educação dos municípios da região. A proposta é criar estratégias conjuntas para levar informações sobre a gestão de recursos hídricos ao ambiente escolar, incentivando práticas de cidadania e consciência socioambiental desde cedo.