Pular para o conteúdo

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

CBH Lagos São João realiza última Reunião Ordinária da Plenária de 2025

Encontro aprovou a Programação Anual de Atividades e Desembolso (PAAD) para o ano de 2026

O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) realizou, nesta segunda-feira (15), a última Reunião Ordinária da Plenária do ano de 2025. O encontro aconteceu no Espaço Le Petit, no município de São Pedro da Aldeia, reunindo representantes do poder público, usuários e da sociedade civil.

A reunião teve como principal objetivo a apresentação e aprovação da Programação Anual de Atividades e Desembolso (PAAD) do CBH Lagos São João para o ano de 2026, instrumento fundamental para o planejamento das ações, projetos e investimentos que serão executados no próximo exercício.

A PAAD 2026 define as atividades prioritárias, o cronograma de execução e a previsão de aplicação dos recursos financeiros oriundos da cobrança pelo uso da água na Região Hidrográfica Lagos São João (RH-VI), em consonância com o Plano de Recursos Hídricos da região e com o Plano Plurianual de Investimentos (PAP) vigente.

A programação também orienta as ações de apoio ao funcionamento do Comitê e ao cumprimento do Contrato de Gestão, firmado entre o Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Durante a plenária, os membros puderam acompanhar a apresentação técnica da proposta, realizada pela Coordenadora Técnica Administrativa do CILSJ, Cláudia Magalhães, esclarecer dúvidas e deliberar sobre o planejamento das atividades que nortearão a atuação do Comitê ao longo de 2026.

A Secretária Executiva do CILSJ, Adriana Saad, também esclareceu dúvidas dos membros a respeito do cumprimento do Contrato de Gestão firmado com o INEA.

“A aprovação da PAAD demonstra o compromisso do Comitê e do CILSJ com a gestão participativa, transparente e responsável dos recursos hídricos. É através dessa Programação Anual que conseguimos garantir o alinhamento das ações às necessidades da região e às diretrizes da política estadual e nacional de recursos hídricos”, afirmou Adriana.