7ª Oficina com foco na Atualização do Plano foi realizada no auditório da Universidade Veiga de Almeida, em Cabo Frio
O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ), segue avançando com a Atualização do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica VI (RH VI). Nesta segunda-feira (16), foi realizada a 7ª Oficina para Atualização do Plano com foco no debate sobre o Ordenamento dos Usos Múltiplos da Lagoa de Araruama e Abordagem Ecossistêmica na Gestão Costeira, destacando o potencial da região para fortalecer a economia azul, conceito que integra desenvolvimento econômico e conservação ambiental.
O evento, que foi realizado no auditório da Universidade Veiga de Almeida, em Cabo Frio, reuniu lideranças e especialistas em recursos hídricos, entre os participantes, estiveram presentes o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ), Eduardo Pimenta; a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Adriana Saad; coordenadora do Fórum Fluminense e Diretora Vice-Presidente do Comitê da Baía de Guanabara, Adriana Bocaiuva; representante da Secretaria de Estado Ambiente e Sustentabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (SEAS/ Inea), Samuel Muylaert, além de membros do CBHLSJ, como as diretoras Edna Calheiros e Dalva Mansur, e os coordenadores das Câmaras Técnicas de Saneamento Ambiental e de Pesca, Arnaldo Villa Nova e Chico Pescador.
Durante sua fala, Adriana Bocaiuva ressaltou a relevância estratégica do território para a economia azul e incentivou a valorização desse momento único.
“O turismo, as lagoas, as praias e as práticas esportivas colocam esta região como referência na recuperação de ecossistemas e no desenvolvimento sustentável. A economia azul é o coração deste território, e vocês dão aula para o Estado sobre como preservar e usar as águas de forma sustentável”, destacou.
A coordenadora também sugeriu que Cabo Frio seja sede do próximo Encontro Estadual de Comitês de Bacia Hidrográfica (ECOB), evento que reunirá representantes de todos os Comitês de Bacia Hidrográfica do Estado do Rio de Janeiro para debater o futuro das águas fluminenses. Segundo ela, a escolha reforçaria a liderança do CBHLSJ no cenário estadual e destacaria as soluções inovadoras já implementadas na região.
O encontro também evidenciou os esforços locais no tratamento de efluentes e na recuperação de ecossistemas aquáticos. A secretária executiva Adriana Saad frisou a importância de iniciativas como essas para garantir a qualidade da água e estimular o desenvolvimento sustentável.
As oficinas de atualização do Plano de Recursos Hídricos seguem sendo fundamentais para planejar o futuro da Região Hidrográfica VI. A expectativa é de que as contribuições locais continuem guiando o Comitê nas tomadas de decisões a curto, médio e longo prazo, garantindo a sustentabilidade e à valorização dos recursos hídricos.