Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Grupos de Trabalho do CBH Lagos São João, criados em 2025, realizam primeira reunião

GTs têm foco no monitoramento e na identificação das causas da poluição no Rio São João e no Reservatório de Juturnaíba

Nesta terça-feira (12), o Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) realizou, de forma virtual, as primeiras reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) Baixo São João e Reservatório de Juturnaíba. Os dois GTs foram instituídos neste ano, a partir de demandas levantadas no biênio anterior.

Pela manhã, foi a vez do GT do Baixo São João, criado pela Resolução CBHLSJ nº 216/2025. O grupo tem objetivo de analisar, junto da Câmara Técnica de Monitoramento, os resultados existentes do monitoramento dos corpos hídricos afluentes e identificar as causas da poluição do Rio São João à jusante da Barragem de Juturnaíba. O principal ponto de pauta desta reunião foi a eleição do coordenador. O representante da Associação Livre dos Aquicultores das Águas do São João (ALA), Jorge Mello, foi eleito por unanimidade.

No período da tarde, ocorreu a reunião do GT do Reservatório de Juturnaíba, criado pela Resolução CBHLSJ nº 215/2025. O grupo, assim como o outro GT, está ligado à Câmara Técnica de Monitoramento. Sua atribuição é analisar os resultados do monitoramento dos corpos hídricos afluentes à barragem e identificar as causas da poluição no reservatório. O representante da Prefeitura Municipal de Araruama, Ezequiel Moraes dos Santos, foi escolhido como coordenador, também por unanimidade.

Durante a reunião do GT do Reservatório de Juturnaíba, os participantes também debateram questões relacionadas ao monitoramento da qualidade da água no manancial, considerado estratégico para o abastecimento e a conservação ambiental da região.