Ação contou com a participação de cerca de 40 pessoas, com foco na sensibilização ambiental e conservação dos recursos hídricos
No último sábado (21), a Praia Lagunar de Monte Alto, em Arraial do Cabo, foi palco de um mutirão de limpeza, reunindo cerca de 40 voluntários que percorreram 1,5 km da orla e coletaram aproximadamente 100 kg de microlixo. A ação fez parte da 22ª edição da campanha global Clean Up The World, um dos maiores movimentos de limpeza ambiental do planeta.
O evento foi organizado com o apoio de diversas entidades, como o Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ); Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ); Secretaria de Meio Ambiente de Arraial do Cabo; Fundação de Meio Ambiente de Arraial do Cabo; Associação de Pescadores de Monte Alto (Apama), além de ONGs e associações de pescadores locais.
Segundo secretário de meio ambiente de Arraial do Cabo, Jorge Oliveira, o objetivo principal da ação é despertar a atenção das pessoas para a importância da limpeza de praias, rios e lagoas.
“A educação ambiental é de extrema importância, pois não conseguimos mudar o mundo sem mudar primeiro as pessoas. Precisamos levar ações assim para todos os lugares”, destacou Jorge.
A secretária executiva do CILSJ, Adriana Saad, reforçou o papel da conscientização, salientando o impacto do microlixo para os animais e o meio ambiente.
“As pessoas não fazem ideia do impacto negativo que o microlixo causa ao meio ambiente. Eles podem ser ingeridos por animais marinhos e selvagens, causando problemas de saúde e até mesmo a morte. Além disso, os microlixos podem contaminar alimentos e águas que são consumidos por nós, o que pode causar graves problemas de saúde”, alertou a secretária executiva.
Além da coleta de resíduos, o mutirão também inovou ao distribuir camisetas feitas de garrafas PET recicladas, numa parceria com a empresa Maxx Latina. Cada quilo de tecido utilizado na confecção das camisetas retirou 48 garrafas plásticas do meio ambiente.
Anna Turano, coordenadora de comunicação do Clean Up The World no Brasil, destacou a abrangência da campanha, que já alcançou mais de 700 localidades no país.
“Nossa missão é promover a conservação do meio ambiente em áreas paradisíacas como a Lagoa de Araruama. Vamos ajudar a manter esse lugar ainda mais lindo e sustentável”, afirmou a coordenadora.
A ação foi uma oportunidade para a população local se engajar em um movimento global, promovendo a sustentabilidade e reforçando a necessidade de conservação dos corpos hídricos da Região dos Lagos, essenciais tanto para a economia quanto para o bem-estar da região.