Search
Close this search box.

Pescadores da Região dos Lagos recebem certificados de legalização para pesca de correnteza

Cerimônia aconteceu na Praia da Pitória, em São Pedro da Aldeia, no Dia do Pescador

O Dia do Pescador foi celebrado com muita alegria e conquista, nesta quarta-feira (29), pela comunidade pesqueira da Região dos Lagos. Dezoito pescadores que praticam a pesca de correnteza, ou de barragem, como também é conhecida, receberam o certificado que legaliza essa modalidade.

A cerimônia aconteceu na Praia da Pitória, no município de São Pedro da Aldeia. De acordo com a superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado do Rio de Janeiro, Stella Romanos, a modalidade é sustentável e de baixo impacto ambiental.

“Esse documento é importante para o pescador, porque ele sai da clandestinidade. Sem esse certificado, ele poderia ser multado por estar com o apretexto que não é registrado no MAPA, que é exigido por lei. Por isso, hoje nós estamos entregando esse documento aos pescadores que historicamente já utilizavam dessa prática, ou que a família já utilizava dessa maneira de pesca para sobrevivência”, disse Stella Romanos.

“Foi um trabalho árduo. Juntamos a colônia de pescadores de Cabo Frio, a Capitania dos Portos, o Ministério da Agricultura e, depois de um trabalho de um ano, foi feita a vistoria, o trabalho administrativo e, finalmente, chegaram os documentos. O certificado para que eles possam agora usar sua atividade sem nenhum problema”, disse o coordenador da Câmara Técnica de Pesca e Aquicultura do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João, Chico Pescador.

Estiveram presentes também no evento a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Adriana Saad, o vice-prefeito de São Pedro da Aldeia, Júlio Queiroz, o vereador de Cabo Frio, Alexandre da Colônia e o representante da Colônia de pescadores de Cabo Frio, Eli da Costa.