Search
Close this search box.

Comitê e Consórcio Lagos São João participam da conferência da Glocal Experience no Rio

Evento teve a recuperação da Lagoa de Araruama como exemplo de revitalização

A Lagoa de Araruama foi exemplo de revitalização durante a Conferência Glocal Experience, que terminou neste domingo (17) na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) e o Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) participaram do evento, que contou com um espaço para troca de experiências e análises, onde lideranças brasileiras e globais debateram soluções de desenvolvimento sustentável e o futuro do planeta Terra.

A conferência, que foi de 9 a 17 de julho, discutiu sobre quatro pilares: água, clima, energia e resíduos. A intenção é alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) indicados da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030. O tema “Baías e lagoas de todos nós” teve a Lagoa de Araruama como um exemplo de projeto de recuperação de corpos hídricos.

No espaço de discussão sobre baías e lagoas, o evento recebeu o presidente do CBHLSJ, biólogo Eduardo Pimenta, que também é coordenador do Projeto Imersão, de monitoramento da qualidade da água da Lagoa de Araruama.

“Nesses últimos dois anos, a Lagoa de Araruama tem se mostrado em plena recuperação, em pleno processo de melhoria das condições de balneabilidade. Isso reflete diretamente na produção pesqueira, nas atividades náuticas, esportivas e no turismo de forma benéfica. Mas o tratamento de esgoto precisa melhorar ainda mais, pois percebemos que os índices, principalmente de fósforo, ainda estão muito elevados, o que sugere que possa ser melhorada a eficiência das estações de tratamento de esgoto ao nível terciário”, disse Pimenta.

O presidente do CBHLSJ também comemorou a participação na conferência.

“Foi uma experiência enriquecedora. O evento tem como eixo central os casos de sucesso. Quando a gente consegue propagar o caso de sucesso da recuperação da Lagoa de Araruama, na mesma mesa de debate junto ao caso de sucesso da Baía de Sidney e, também, envolvendo a comunidade da Associação de Pescadores da Baía de Guanabara, a gente consegue trocar experiências, enriquecer e aprender com o que foi apresentado. Fiquei muito feliz em ter a oportunidade de divulgar a ciência em prol da sustentabilidade ambiental, do equilíbrio social e da eficiência econômica”.

O evento também contou com a presença do coordenador da Câmara Técnica de Saneamento e Drenagem do CBHLSJ, Arnaldo Villa Nova, que também é membro do Conselho de Associados do CILSJ, além do professor de gestão urbana da Universidade de Camberra (Austrália), Jeremy Dawkins, do líder do processo de transição energética para modelo mais sustentável da Enel Brasil, Nicola Cotugno, e do condutor de ecoturismo e presidente da Cooperativa Manguezal Fluminense, Alaildo Malafaia.