Search
Close this search box.

Comitê Lagos São João realiza terceira ação de educação ambiental na comunidade de Sobara, em Araruama

Durante o evento foi realizada uma oficina ecológica com as crianças, visando o reaproveitamento de materiais

O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) realizou, nesse domingo (17), a terceira ação do Programa de Educação Ambiental na Escola Municipal Pastor Alcebíades Ferreira de Mendonça, na comunidade quilombola de Sobara, em Araruama.

A ação, desenvolvida pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), teve o objetivo explicar e orientar a população sobre o funcionamento e a manutenção de um biossistema, que será implementado no local para captação e tratamento de esgoto.

Durante o evento, foi realizada uma palestra com os adultos sobre sistema de tratamento de esgotos domésticos. Foram abordadas, principalmente, a estruturação do biossistema, as particularidades de como ele irá funcionar, sua composição e a necessidade de manutenção. Além do fornecimento de informações sobre o andamento do processo de contratação da empresa que executará a obra.

“O que está sendo implementado lá não é um sistema convencional, é um sistema alternativo adaptado para a realidade daquela localidade rural. O biossistema é mais adaptado e mais adequado para a quantidade de pessoas residentes na área, ao tipo de esgoto produzido e até mesmo o tipo de lançamento que vai ser realizado” explicou o analista técnico do CILSJ, Leonardo Nascimento.

No evento também foi realizada uma oficina ecológica com as crianças, visando o reaproveitamento de materiais.

A atividade foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Araruama (PMA), Instituto de Terras do Estado (ITERJ), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Secretaria de Estado do Ambiente (SEAS), Concessionária Águas de Juturnaíba (CAJ), Associação Remanescente do Quilombo de Sobara (ARQSOBARA), Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI-RJ) e Instituto de Pesquisas e Educação Para o Desenvolvimento Sustentável (IPEDS).