Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Estado do Rio de Janeiro vai implementar uma Política Estadual de Desenvolvimento Florestal

 Lei estabelece ações para a conservação do patrimônio natural e estimula a formação de corredores ecológicos

O Estado do Rio de Janeiro irá implementar uma Política Estadual de Desenvolvimento Florestal. É o que estabelece a Lei 9.972, de 12 de janeiro de 2023, que visa garantir o “desenvolvimento sustentável, a incorporação ao sistema produtivo das áreas alteradas e/ou degradadas, a expansão e a consolidação de áreas com florestas produtivas e adequação ambiental das propriedades rurais, que poderá ser realizada através de parcerias e gestão descentralizada”. A lei estabelece ações para a conservação do patrimônio natural e estimula a formação de corredores ecológicos.

Dessa forma, a lei estabelece práticas que visam o aumento da oferta de produtos e subprodutos de origem florestal, através do incentivo ao cultivo de espécies florestais nativas e/ou exóticas, e propiciar a geração de emprego e renda, por meio do desenvolvimento de serviços ambientais e ecossistêmicos, por exemplo. É previsto o diálogo com as comunidades tradicionais das respectivas regiões para todas as suas ações.

O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) tem promovido importantes projetos que vão de encontro com a lei sancionada, como ações de a recomposição florestal das áreas de nascentes do Rio São João, com o objetivo de diminuir os problemas ambientais de sua bacia, como o assoreamento de seus afluentes, identificados e apresentados no levantamento do banco de áreas passíveis de reflorestamento do projeto “Revivendo Águas Claras”, também promovido pelo CBHLSJ.

Outro exemplo é o Fundo de Boas Práticas Socioambientais em Microbacias (FUNBOAS), cujo o principal objetivo é estimular a adequação socioeconômica e ambiental das propriedades rurais, apoiando e incentivando atitudes que visem a redução da poluição e a colaboração para a conservação do meio ambiente.