Search
Close this search box.

Comitê Lagos São João participa do 10º Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas

Evento tem objetivo de debater a gestão compartilhada da água e trocar experiências sobre recursos hídricos

O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) está participando, durante essa semana, da 10ª edição do Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro (ECOB), no município de Vassouras. O Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, anualmente, organiza o evento com objetivo de debater a gestão compartilhada da água, divulgar programas e planos de ação em andamento e trocar experiências sobre recursos hídricos.

Com a temática “Rios em Nossas Vidas: O Desafio de Regular – a Mobilização, Comunicação e Educação para Regulação das Águas”, a programação começou no dia 30 de novembro e vai até 3 de dezembro.
Entre as atividades já realizadas esteve uma roda de diálogo sobre o tema “Os percursos da educação ambiental nos CBHS do RJ”. Também foram ministradas palestras sobre “Métodos para definição de trechos de monitoramento com foco no enquadramento”, “Simulação de estação de tratamento de água”, “A importância do monitoramento da governança para garantir a segurança hídrica” e “Cartografia social e mapeamento participativo para revitalização dos cursos hídricos”, entre outras.

Estão presentes no evento o presidente do CBH Lagos São João, Eduardo Pimenta, o Secretário Executivo Leandro Coutinho, além de membros e coordenadores do CBHLSJ Dalva Mansur, Edna Calheiros, Dulce Tupy, Irene Mello, Jorge Mello, Gabriela Conceição, Vinicius Mendes, Nelson Cordeiro, Francisco Guimarães, Sandra Bárbara e Mario Flavio.

Também estão presentes o coordenador-geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), Luiz Carlos Souza Silva, o coordenador-geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, José Arimathéa Oliveira, e o coordenador-adjunto, João Siqueira, além da vice-prefeita de Vassouras, Rose Silva, do reitor da universidade de Vassouras, Marco Antônio Soares de Souza, do presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Philipe Campello, da presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Mainá Coutinho, e de diversos membros dos Comitês de Bacia do estado.