Na última sexta-feira (25), o Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) e o Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) realizaram, na Universidade Veiga de Almeida em Cabo Frio, a cerimônia de encerramento do curso de Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos. O evento marcou a formação de profissionais ambientais para atuação na gestão de recursos hídricos da Região Hidrográfica Lagos São João (RH VI), reafirmando a importância da participação comunitária na gestão das águas.
O curso, idealizado para ampliar o conhecimento sobre a governança das águas e os desafios enfrentados pelo CBHLSJ, também teve como objetivo aproximar a população das atividades do Comitê e do Consórcio.
“Existe uma dificuldade muito grande ainda em se entender o comitê, o consórcio, e esse curso veio exatamente para atender essa demanda,” afirmou o presidente do CBHLSJ, Eduardo Pimenta.
A secretária executiva do CILSJ, Adriana Saad, destacou a dedicação de toda a equipe para que o curso se concretizasse.
“Fico muito feliz em ver a concretização desse curso. A Câmara Técnica de Educação Ambiental e Comunicação Social (CTEACOM) se debruçou muito nisso, trabalhou muito para esse curso acontecer, porque falar de recursos hídricos envolve muitas coisas. Parabenizo também a equipe técnica do consórcio – Leonardo, Aline, Samara, Crislane e nossos estagiários, que se dedicaram para que esse curso acontecesse e tivesse todo esse sucesso,” celebrou Adriana.
A cerimônia também contou com a participação da Dalva Mansur, diretora do Subcomitê do Rio Una do CBHLSJ, que sugeriu uma continuidade do projeto para o próximo ano.
“Fico muito feliz com o curso, mas acho que deveríamos ter mais representantes das ONGs e membros do comitê presentes. Por isso, vamos planejar uma segunda edição no próximo ano. Parabéns a todos os participantes!” incentivou Dalva.
A Gerente de Instrumentos de Recursos Hídricos e Governança das Águas, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Raquel Emerick, realizou uma apresentação sobre “Educação Ambiental nos Comitês: Experiências e Perspectivas”, abordando o Plano Estadual de Capacitação em Recursos Hídricos e a integração da educação ambiental nos comitês de bacia. Ela enfatizou o papel da capacitação para uma gestão eficiente.
“A gestão de recursos hídricos é participativa e compartilhada. Se não conhecermos o sistema, não conseguiremos planejar ações corretamente. Parabenizo a iniciativa, os alunos e instrutores, e coloco a gerência do Inea à disposição para trabalharmos juntos em prol da conservação dos nossos recursos naturais,” afirmou Raquel.
O aluno João Victor Lins agradeceu a equipe do curso e compartilhou seu aprendizado.
“O curso foi extremamente enriquecedor. Aprendi a enxergar a gestão dos recursos hídricos sob outra perspectiva e estou motivado a continuar explorando esse tema,” informou João Victor.
O evento não apenas celebrou a conclusão do curso, mas reforçou a importância de uma formação consciente e participativa para a preservação das águas da região, promovendo uma maior conscientização sobre o papel fundamental dos comitês e consórcios na gestão sustentável dos recursos hídricos.