A obra de saneamento básico na comunidade Quilombola de Sobara, em Araruama, está prestes a ser concluída, marcando um avanço significativo para a saúde e bem-estar da população local. Financiado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ), o projeto prevê a instalação de uma rede coletora de esgoto com um Biossistema Integrado, que auxiliará no tratamento dos efluentes de cerca de 50 residências.
O projeto inclui também uma lagoa de estabilização com plantas específicas para purificação da água, complementando o processo de tratamento natural. A obra oferece melhorias ambientais e de saúde para a comunidade, que poderá contar com um sistema sustentável e eficiente de saneamento, reduzindo drasticamente o risco de doenças por veiculação hídrica.
Na última visita técnica, membros do Comitê, Dalva Mansur e Arnaldo Vila Nova, junto com a secretária de Meio Ambiente de Araruama, Ana Paula, estiveram no local para acompanhar o andamento do projeto. A secretária executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Adriana Saad, e a analista técnica Vanessa Sotto, também estiveram presentes na visita junto com a presidente do quilombo de Sobara, Rosiele Vasconcelos e com o representante da empresa responsável.
Adriana Saad explicou que o sistema de esgoto será conectado a um biodigestor, responsável por depurar os resíduos e, futuramente, se aprovado pelo Comitê, o projeto ainda promoverá energia para a comunidade, beneficiando instalações como o posto de saúde local.
“A expectativa é que a obra seja finalizada até dezembro deste ano, representando um marco para Sobara e um exemplo de investimento em saneamento para as demais regiões da bacia hidrográfica,” destacou Adriana Saad. Com o fim das obras à vista, a comunidade de Sobara se prepara para uma nova fase de desenvolvimento e qualidade de vida.