Alunos foram a campo conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto Ponte dos Leites e a obra de esgotamento sanitário em Arraial
O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) levou os alunos do Curso de Gestão de Recursos para uma visita técnica, na última sexta-feira (23), à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ponte dos Leites, da concessionária Águas de Juturnaíba (CAJ), em Araruama.
A visita na CAJ foi guiada pelo Analista, Pedro Niajr, que explicou todo o funcionamento do local que dispõe de uma usina de aproveitamento de resíduos, além de espaço destinado para projetos socioambientais. A estação possui capacidade para tratar até 220 litros de esgoto por segundo, podendo atender até 144 mil habitantes.
Além da ETE, os participantes também puderam conhecer o local onde está sendo realizada a obra de esgotamento sanitário do município de Monte Alto, em Arraial do Cabo, com recursos do CBHLSJ, por empresa contratada pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ). O objetivo das visitas foi mostrar sistemas de esgotamento sanitário na região, e como o CBHLSJ atua em parceria com as concessionárias locais.
De acordo com a analista técnica do CILSJ, Aline Ribeiro, essa obra já estava sendo aguardada pela população por anos.
“Sabemos que toda obra gera transtornos para os moradores, como barulho, poeira e interdições, mas, em Monte Alto, todos receberam muito bem a equipe e têm sido compreensivos, pois aguardavam essa obra há bastante tempo. É muito gratificante ver esse objetivo sendo alcançado”, comentou Aline.
Para a bióloga e aluna do curso, Flávia Machado, as aulas estão sendo muito bem conduzidas e proporcionado oportunidades práticas.
“É muito bom ver que todos estão empolgados com o curso, as aulas são de grande aprendizado e uma experiência que não fica só em sala, não fica só no papel, a gente tem essa oportunidade de vir a campo, conhecer de perto tudo que é absorvido nas aulas” destacou Flávia.