Search
Close this search box.

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Comitê Lagos São João realiza 3ª Oficina de Participação Social para a Revisão do Plano de Recursos Hídricos

Evento foi realizado nesta quarta-feira (25), no município de Casimiro de Abreu

O comitê de bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) realizou, nesta quarta-feira (25), a 3ª Oficina de Participação Social para a Revisão do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Lagos São João (RH VI).

O evento foi realizado no Museu Casa de Casimiro de Abreu, localizado na Praça As Primaveras, em Barra de São João, no município de Casimiro de Abreu. O secretário geral do CBHLSJ, Leandro Coutinho, durante a abertura da oficina, destacou que esse é um momento muito importante para o Comitê e que a participação de todos é fundamental para a Revisão do Plano.

O coordenador do Grupo de Trabalho para Revisão do Plano de Recursos Hídricos (GT Plano), Mario Flavio Moreira, agradeceu pela participação de todos e afirmou que as oficinas possibilitam a busca por soluções para os problemas ambientais enfrentados na Região Hidrográfica.

Durante a oficina, os representantes da empresa Água e Solo, realizaram uma dinâmica de grupo, onde os participantes deveriam decidir quais ações eram consideradas mais e menos importantes para o planejamento do futuro de uma Bacia Hidrográfica. Aspectos como mudanças climáticas; esgotamento sanitário; pesca nas lagoas; turismo; poluição das águas; entre outros, foram consideramos muito importantes pelos participantes.

“A dinâmica foi um excelente exercício para reforçar o trabalho que estamos fazendo. A partir dessas atividades, os participantes vão tomando decisões e fazendo diagnósticos para a elaboração de um plano consistente”, explicou o professor e representante da empresa Água e Solo, Fernando Meirelles.

A revisão do Plano possibilitará o gerenciamento dos recursos hídricos a curto, médio e longo prazo, contemplando estudos e diretrizes para a proteção e conservação dos corpos hídricos, como o Rio São João, o Rio Una, o Reservatório de Juturnaíba e as Lagoas de Araruama e de Saquarema, entre outros. Outras sete consultas públicas serão realizadas para o aperfeiçoamento do Plano.

Estiveram presentes na oficina os analistas técnicos do Consócio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Aline Ribeiro e Leonardo Nascimento, e a assistente administrativa Samara Miranda.