Search
Close this search box.

Membros do Comitê Lagos São João participam do lançamento da nova fase do Programa Limpa Rio

Evento, realizado no Palácio Guanabara, visa beneficiar os 92 municípios do Estado através da limpeza e desassoreamento de rios e canais

Membros do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) participaram, nesta quinta-feira (19), do lançamento da nova fase do Programa Limpa Rio, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que foi realizado no Palácio Guanabara, no bairro das Laranjeiras, no município do Rio de Janeiro.

O programa vai beneficiar todos os 92 municípios do Rio através da limpeza e desassoreamento de rios e canais. Durante o lançamento, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade e vice-governador, Thiago Pampolha, anunciou um investimento de R$ 250 milhões proveniente do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).

O projeto tem o objetivo de reduzir as inundações decorrentes do transbordamento de corpos hídricos, que geralmente ocorrem durante o período chuvoso.

“O Programa Limpa Rio desempenha um papel fundamental na promoção da segurança ambiental e da qualidade de vida para os cidadãos do estado. Através do programa vamos identificar, planejar e executar a limpeza e desassoreamento dos rios que historicamente transbordam, ajudando a mitigar os impactos das fortes chuvas”, disse o secretário e vice-governador, Thiago Pampolha.

De acordo com a Secretaria Meio Ambiente e Sustentabilidade, só no primeiro semestre deste ano, o Programa Limpa Rio beneficiou 401 rios e canais de 50 cidades fluminenses, com a limpeza e o desassoreamento de trechos de 183 quilômetros desses corpos hídricos. As intervenções retiraram 491.775 metros cúbicos de sedimentos para destinação ambiental adequada.

Estiveram presentes o secretário geral do CBHLSJ, Leandro Coutinho; a diretora do Subcomitê do Rio São João, Gabriela Figueiredo; o coordenador do Grupo de Trabalho para a Revisão do Plano de Bacia (GT Plano), Mário Flávio Moreira, o coordenador da Câmara Técnica de Restauração Florestal, Murilo Balbino; o responsável do Departamento de Pesca Municipal de São Pedro da Aldeia e membro do CBHLSJ, Breno Bento, além de representantes do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), a coordenadora técnica administrativa, Cláudia Magalhães, e o analista técnico, Leonardo Nascimento.