Search
Close this search box.

Comitê Lagos São João realiza 3ª Oficina de Participação Social para a Revisão do Plano de Recursos Hídricos

Evento foi realizado nesta quarta-feira (25), no município de Casimiro de Abreu

O comitê de bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) realizou, nesta quarta-feira (25), a 3ª Oficina de Participação Social para a Revisão do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Lagos São João (RH VI).

O evento foi realizado no Museu Casa de Casimiro de Abreu, localizado na Praça As Primaveras, em Barra de São João, no município de Casimiro de Abreu. O secretário geral do CBHLSJ, Leandro Coutinho, durante a abertura da oficina, destacou que esse é um momento muito importante para o Comitê e que a participação de todos é fundamental para a Revisão do Plano.

O coordenador do Grupo de Trabalho para Revisão do Plano de Recursos Hídricos (GT Plano), Mario Flavio Moreira, agradeceu pela participação de todos e afirmou que as oficinas possibilitam a busca por soluções para os problemas ambientais enfrentados na Região Hidrográfica.

Durante a oficina, os representantes da empresa Água e Solo, realizaram uma dinâmica de grupo, onde os participantes deveriam decidir quais ações eram consideradas mais e menos importantes para o planejamento do futuro de uma Bacia Hidrográfica. Aspectos como mudanças climáticas; esgotamento sanitário; pesca nas lagoas; turismo; poluição das águas; entre outros, foram consideramos muito importantes pelos participantes.

“A dinâmica foi um excelente exercício para reforçar o trabalho que estamos fazendo. A partir dessas atividades, os participantes vão tomando decisões e fazendo diagnósticos para a elaboração de um plano consistente”, explicou o professor e representante da empresa Água e Solo, Fernando Meirelles.

A revisão do Plano possibilitará o gerenciamento dos recursos hídricos a curto, médio e longo prazo, contemplando estudos e diretrizes para a proteção e conservação dos corpos hídricos, como o Rio São João, o Rio Una, o Reservatório de Juturnaíba e as Lagoas de Araruama e de Saquarema, entre outros. Outras sete consultas públicas serão realizadas para o aperfeiçoamento do Plano.

Estiveram presentes na oficina os analistas técnicos do Consócio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Aline Ribeiro e Leonardo Nascimento, e a assistente administrativa Samara Miranda.