Search
Close this search box.

Comitê Lagos São João realiza 4ª Oficina de Participação Social para a Revisão do Plano de Recursos Hídricos

Evento foi realizado na ACIASPA, em São Pedro da Aldeia, com o objetivo de abordar os usos múltiplos da Lagoa de Araruama

O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) realizou, nesta terça-feira (05), a 4ª Oficina de Participação Social para a Revisão do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Lagos São João (RH VI). O evento foi realizado na Associação Comercial, Turística, Industrial, e Agrícola de São Pedro da Aldeia (ACIASPA), com o objetivo de abordar os usos múltiplos da Lagoa de Araruama.

O presidente do CBHLSJ, Eduardo Pimenta, realizou a abertura do evento junto com o coordenador do Grupo de Trabalho para Revisão do Plano e secretário de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia, Mario Flavio Moreira e a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Raquel Trevizam.

A Oficina foi conduzida pelo professor Fernando Meirelles, doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental e integrante da empresa Água e Solo, contratada para a Revisão do Plano.

O professor ressaltou todos os usos da lagoa como pesca, turismo, práticas de esportes náuticos, lazer e também para o lançamento de efluentes tratados. A partir desses usos, foi iniciada a discussão da classificação da Lagoa, que é a qualificação das águas em função dos usos preponderantes atuais e futuros.

“A Lagoa de Araruama ela é diferente pela questão da sua hipersalinidade. É um patrimônio natural e cultural que deve ser trabalhado de forma diferente mesmo, ter um plano só para ela. Nós estamos abordando hoje o histórico desses usos desde as salinas, a empresa Álcalis, a pesca e a tradição caiçara, além do histórico, infelizmente, de uma degradação ambiental absurda e, por outro lado, depois de sua recuperação todos os usos que nós temos na atualidade”, disse Meirelles.

Também foi realizada uma dinâmica onde os participantes deveriam escolher seu nível de classificação como: gravidade, urgência e tendência, de melhorar ou piorar, frente aos pontos negativos da lagoa.

Uma nova oficina com objetivo de debater o gerenciamento costeiro, será realizada nesta quinta-feira (07), no Auditório do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) localizado na rua José Pinto de Macedo, s/n, no bairro da Prainha, em Arraial do Cabo.