Search
Close this search box.

Gerenciamento costeiro é discutido em encontro promovido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João

Quinta Oficina de Participação Social aconteceu em Arraial do Cabo e visando a colaboração para atualização do Plano de Recursos Hídricos da Região

As discussões para Revisão do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Lagos São João (RH VI) estão em andamento. Nesta quinta-feira (07), aconteceu a 5ª Oficina de Participação Social, organizada pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ). O encontro, visando a colaboração para atualização do Plano, estabelece uma estratégia continuada de planejamento e gestão ambiental dos espaços hídricos. O local escolhido para o debate foi auditório do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), em Arraial do Cabo.

“Se fala tanto de gerenciamento costeiro a nível nacional que repassa para o Estado, o Estado repassa para os municípios, mas essa abordagem pode ser melhor executada. E por isso, vamos inserir essa temática em nosso Plano para que ela seja abordada da melhor forma, com ações mais efetivas”, disse o presidente do CBHLSJ, Eduardo Pimenta.

A revisão do Plano possibilitará o gerenciamento dos recursos hídricos a curto, médio e longo prazos, e marca um momento importante para o Comitê. Além disso, contemplará estudos e diretrizes para a sociedade e tomadores de decisão que atuam na recuperação, proteção e conservação de corpos hídricos como o Rio São João, Rio Una, Reservatório de Juturnaíba e as lagoas de Araruama e de Saquarema, entre outros.

Para o professor Fernando Meirelles, doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, em seus 40 anos de trabalho esse é o primeiro Plano no qual está trabalhando integração da gestão costeira com a gestão das águas.

“O Comitê está inovando, esse é o primeiro Plano de Bacia que se trabalha com essa integração da gestão costeira com a gestão das águas. Vamos ser criativos, respeitar a legislação, vamos pegar as ideias de todos os membros e atuantes e vamos fazer essa integração da melhor forma”, disse Fernando.

O secretário de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Jorge Augusto Oliveira, também agradeceu a presença de todos e reconheceu a importância da oficina, principalmente para o município de Arraial, que possui 30 praias, entre elas, praias lagunares”.

“Nós sabemos da importância da Lagoa, sabemos o potencial que ela tem e como ela é subaproveitada. Nossa gestão atua em prol desenvolvimento, mas respeitando sempre a conservação ambiental, respeitando as regras e os limites. Então essa reunião é extremamente importante para pensarmos os potenciais que a Lagoa tem e que a gente não aproveita, por exemplo, poderíamos promover a mobilidade urbana na Lagoa. Enfim, quero agradecer todos que estão aqui, nos ajudando a direcionar os trabalhos e exercendo o serviço da cidadania”, disse o secretário de Meio Ambiente.

A 4ª Oficina de Participação Social foi realizada em São Pedro da Aldeia.