Entre os temas tratados estiveram: a Evolução dos Instrumentos: Cobrança Pelo Uso da Água; e Enquadramento de Corpos Hídricos em Classes, em cada bacia hidrográfica
O presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ), Eduardo Pimenta, participou de uma reunião promovida pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH), nesta terça-feira (10), na sede da Concessionária Águas do Rio, no Centro do Rio de Janeiro.
A reunião teve a presença dos coordenadores dos fóruns estaduais e do Fórum Nacional de Bacias Hidrográficas (FNCBH), com objetivo de discutir os Instrumentos de Gestão: Cobrança Pelo Uso da Água; e Enquadramento de Corpos Hídricos em Classes, no Estado do Rio de Janeiro.
Os representantes de cada Comitê de Bacia realizaram uma apresentação acerca dos temas, demostrando o cenário atual de cada Região Hidrográfica.
Eduardo Pimenta abordou sobre os valores arrecadados com a Cobrança Pelo Uso da Água na Região Hidrográfica Lagos São João – RH VI e a necessidade de revisão da metodologia atual, relatando que em 2022 o CBHLSJ aprovou recursos para contratação de uma empresa especializada para elaboração de estudos técnicos sobre o tema.
Sobre o Enquadramento de Corpos Hídricos, o presidente do CBHLSJ apresentou os principais mananciais da RH VI, e relatou que o Comitê também aportou recursos recentemente para realização de Estudos de Enquadramento da Bacia do Rio São João, a ser executado em breve.