Search
Close this search box.

Estudo do Comitê Lagos São João identifica áreas que passam por inundações históricas em Silva Jardim

Projeto contempla o mapeamento das áreas inundáveis e propostas de mitigação e melhoria das condições hidrodinâmicas

O município de Silva Jardim enfrenta um desafio histórico e persistente: as inundações frequentes causadas por eventos de chuvas intensas. Diante desse cenário, o Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ), em colaboração com a empresa HYDROSCIENCE Consultoria e Restauração Ambiental, contratada pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), empreendeu um estudo para identificar as áreas suscetíveis a inundação no município.

O objetivo deste estudo foi desenvolver modelos hidrodinâmicos para caracterizar o Rio Capivari e seus afluentes, com o propósito de mapear as áreas inundáveis e elaborar propostas de mitigação, visando a melhoria hidrodinâmica na Bacia do Capivari.

Durante o estudo, foram realizados levantamentos de campo para identificar as áreas inundáveis, levantamentos topobatimétricos e hidrométricos do Rio Capivari e seus principais afluentes, bem como um levantamento aerofotogramétrico da zona urbana da cidade e definição dos perfis da linha d’água.

Os dados obtidos desempenharam um papel fundamental na etapa de modelagem hidrodinâmica e na obtenção das áreas inundadas para diferentes tempos de recorrência.

Após o mapeamento das principais áreas de risco, foram conduzidos estudos de prognóstico com propostas de medidas para reduzir os impactos decorrentes de inundações.

Entre as medidas sugeridas, destacam-se:

– Construção de bacias de detenção no Valão da Caixa;

– Ampliação dos drenos no Valão do Lúcio para diâmetros não inferiores a 2m;

– Construção de um dique nas margens do Rio Capivari com 1.500 m a 4.000 m de comprimento.

– Ampliação da seção hidráulica do Valão da Caixa ao longo de cerca de 1.100 m a jusante da bacia, além das bacias de detenção no Valão da Caixa.

Além dessas, o documento ressalta a importância da implementação de propostas para alcançar uma redução significativa do risco hidrodinâmico, a necessidade de adotar princípios de drenagem urbana sustentável para aumentar a resistência da cidade diante de eventos críticos, e a restauração das Áreas de Preservação Permanente (APP) ao longo do rio e o reflorestamento da bacia hidrográfica. Além disso, propõe a elaboração de um Plano Diretor de Drenagem Urbana.

O estudo do Comitê Lagos São João foi entregue à secretária de Meio Ambiente de Silva Jardim, Gabriela Figueiredo, durante a 2ª Oficina de Participação Social do Comitê, realizada no município em 26 de julho. De acordo com Gabriela e com o secretário da Defesa Civil, Sidnei de Melo, o estudo possibilitará a implementação de vários projetos da Prefeitura de forma assertiva, visando à resolução dos problemas de inundação enfrentados na cidade.