Objetivo da reunião foi apresentar linha de crédito para os pescadores artesanais, a fim de garantir melhores condições de trabalho e renda
Membros do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) participaram, nesta segunda-feira (25), de uma reunião com o gerente de Crédito Rural da Caixa Econômica Federal na Região dos Lagos, Igor Nunes. O encontro foi na Associação de Pescadores da Praia da Pitória, em São Pedro da Aldeia.
A reunião, organizada pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), entidade delegatária do Comitê, teve o objetivo de apresentar uma linha de crédito para os pescadores artesanais, proporcionando melhoria nas condições de trabalho e aquisição de novos equipamentos.
Segundo o gerente de Crédito Rural da Caixa, essa é uma boa oportunidade para os pescadores artesanais, porque a linha de crédito dispõe de prazos especiais e juros de de 4% ao ano.
“Fazer esse crédito chegar até o pescador traz oportunidade para que eles consigam produzir mais. Seja pra comprar uma rede, botar combustível, fazer a manutenção do barco, entre outros. Tudo que ele fizer, ele tem que guardar nota fiscal, pra uma possível vistoria que pode acontecer, para quando o pescador liquidar o crédito, ter a garantia de poder renovar, se desejar”, disse Igor Nunes.
O coordenador da Câmara Técnica de Pesca e Aquicultura (CT Pesca) do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ), Chico Pescador, destacou que esse crédito é muito importante pois vai permitir a manutenção dos equipamentos, garantindo aumento na renda.
“Com esse crédito, a galera pode, durante o defeso, se preparar para ter uma rede melhor, consertar o seu barco, ou adquirir um barco que possa atender às necessidades, com o benefício de só pagar no ano seguinte. Nós chamamos muito a atenção, para aqueles que forem participar, quem peguem somente o valor que terão a capacidade de pagar”, disse Chico Pescador.
Também estiveram presentes na reunião a secretária executiva do CILSJ, Raquel Trevizam, a coordenadora técnica administrativa do CILSJ, Cláudia Magalhães, e outros membros do CBHLSJ.