Search
Close this search box.

Comitê Lagos São João finaliza coletas de amostras de água no Rio São João

Monitoramento é crucial para que o Comitê tenha conhecimento das áreas que necessitam de mais investimentos visando a melhoria da qualidade da água

Nesta segunda-feira (18), o Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ), através do trabalho desenvolvido pelo Centro de Biologia Experimental Oceanus, finalizou as coletas de amostras de água no Rio São João, contemplando os municípios de Casimiro de Abreu e Silva Jardim.

O técnico da empresa Oceanos, Pedro Luna, tem realizado as coletas do programa de monitoramento da Região Hidrográfica Lagos São João (RH VI), que já está em seu segundo ano desenvolvimento. Ao todo, serão realizadas quatro campanhas neste segundo ano do programa. Além desta campanha, estão previstas outras coletas para os meses de novembro de 2023 e janeiro de 2024.

De acordo com o analista técnico do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Leonardo Nascimento, esse monitoramento é crucial para que o CBHLSJ tenha conhecimento das áreas que necessitam de mais investimentos visando a melhoria da qualidade da água.

“A continuidade do Programa é de suma importância para geração de um banco de dados com vasto histórico de monitoramento nos corpos hídricos da região. Isso permitirá que o Comitê avalie com maior precisão, as áreas que apresentam maior necessidade de investimentos para melhoria da qualidade da água”, afirmou Leonardo.

Os resultados do monitoramento são apresentados semestralmente nas reuniões da Câmara Técnica de Monitoramento do CBHLSJ, e os relatórios são disponibilizados no site do Comitê (http://cbhlagossaojoao.org.br/).