Search
Close this search box.

Membros do Comitê Lagos São João participam de reunião com gerente de Crédito Rural da Caixa Econômica Federal

Objetivo da reunião foi apresentar linha de crédito para os pescadores artesanais, a fim de garantir melhores condições de trabalho e renda

Membros do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) participaram, nesta segunda-feira (25), de uma reunião com o gerente de Crédito Rural da Caixa Econômica Federal na Região dos Lagos, Igor Nunes. O encontro foi na Associação de Pescadores da Praia da Pitória, em São Pedro da Aldeia.

A reunião, organizada pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), entidade delegatária do Comitê, teve o objetivo de apresentar uma linha de crédito para os pescadores artesanais, proporcionando melhoria nas condições de trabalho e aquisição de novos equipamentos.

Segundo o gerente de Crédito Rural da Caixa, essa é uma boa oportunidade para os pescadores artesanais, porque a linha de crédito dispõe de prazos especiais e juros de de 4% ao ano.

“Fazer esse crédito chegar até o pescador traz oportunidade para que eles consigam produzir mais. Seja pra comprar uma rede, botar combustível, fazer a manutenção do barco, entre outros. Tudo que ele fizer, ele tem que guardar nota fiscal, pra uma possível vistoria que pode acontecer, para quando o pescador liquidar o crédito, ter a garantia de poder renovar, se desejar”, disse Igor Nunes.

O coordenador da Câmara Técnica de Pesca e Aquicultura (CT Pesca) do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ), Chico Pescador, destacou que esse crédito é muito importante pois vai permitir a manutenção dos equipamentos, garantindo aumento na renda.

“Com esse crédito, a galera pode, durante o defeso, se preparar para ter uma rede melhor, consertar o seu barco, ou adquirir um barco que possa atender às necessidades, com o benefício de só pagar no ano seguinte. Nós chamamos muito a atenção, para aqueles que forem participar, quem peguem somente o valor que terão a capacidade de pagar”, disse Chico Pescador.

Também estiveram presentes na reunião a secretária executiva do CILSJ, Raquel Trevizam, a coordenadora técnica administrativa do CILSJ, Cláudia Magalhães, e outros membros do CBHLSJ.