Search
Close this search box.

Projeto do Comitê Lagos São João recebe selo de qualidade em premiação estadual

Selo Prosegh é um certificado criado para destacar projetos voltados à segurança hídrica do Estado do Rio

O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) recebeu, nesta terça-feira (11), o Selo do Programa Estadual de Segurança Hídrica (Prosegh), um certificado de qualidade que foi concedido ao Projeto de Revisão e Complementação do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Lagos São João (RH VI).

A premiação ocorreu durante o evento Sanea Rio 2023, no Iate Clube do Rio de Janeiro. O Comitê Lagos São João foi representado pelos membros Dalva Mansur e Arnaldo Villa Nova, a pedido do presidente Eduardo Pimenta, que não pode estar presente. Eles receberam a premiação das mãos do secretário de Estado do Ambiente e vice-governador Thiago Pampolha.

“Esse prêmio é uma conquista muito importante e estendida à todos os membros do nosso Comitê. Ficamos muito felizes em receber esse certificado, que reconhece a importância do nosso trabalho”, disse o presidente do CBHLSJ, Eduardo Pimenta.

O analista técnico do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Leonardo Nascimento, que também esteve presente no evento, ressaltou que a premiação destaca a qualidade do serviço prestado pelo CILSJ como entidade delegatária do CBHLSJ.

“O Projeto de Revisão e Complementação do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Lagos São João, elaborado pela equipe técnica do CILSJ, é de extrema importância para a gestão dos recursos hídricos, pois direciona de forma planejada as ações voltadas à melhoria da qualidade da água e disponibilidade hídrica na região em horizonte de planejamento de 15 anos”, disse Leonardo, destacando que, nesta premiação, foram selecionados os projetos que atingiram cinco estrelas, ou seja, a nota máxima na avaliação do Programa.

O secretário e vice-governador Thiago Pampolha ressaltou a importância dos projetos contemplados.

“É gratificante reconhecer que, em cada um desses projetos, existem parcerias importantes para a melhoria constante dos serviços de abastecimento de água e esgoto no estado. Através do selo Prosegh, reforçamos nosso compromisso com estratégias integradas que visam preservar nossos preciosos recursos hídricos. Que esse reconhecimento seja uma fonte de inspiração, motivação e energia para o surgimento de ainda mais iniciativas em prol da segurança hídrica”, afirmou.

O Programa Estadual de Segurança Hídrica (Prosegh) é um instrumento de organização de ações e projetos voltados para a garantia da Segurança Hídrica no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é estabelecer ações públicas para diminuir a vulnerabilidade hídrica e assegurar a disponibilidade de água, em quantidade e qualidade, para as necessidades humanas, ambientais e econômicas.