Search
Close this search box.

CBHLSJ realiza o 1º Fórum de Juventudes Pelas Águas da Bacia Hidrográfica Lagos São João

Evento abordou temas relacionados ao meio ambiente e atuação do Comitê, incentivando a participação dos jovens nas discussões sobre as questões ambientais da RH VI

O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) deu um importante passo para estimular a participação dos jovens nos espaços e discussões que envolvem a proteção do meio ambiente nesta quarta-feira (19), com a realização do 1º Fórum de Juventudes Pelas Águas da Bacia Hidrográfica Lagos São João. O evento, que teve como objetivo disseminar a educação ambiental e fomentar um debate entre os jovens sobre o tema “Em busca da justiça socioambiental – uma abordagem sobre o saneamento, degradação, sustentabilidade e direito ambiental”, foi realizado no Instituto Federal Fluminense (IFF) de Cabo Frio e contou com a participação de jovens de diversos municípios da Região Hidrográfica VI (RH VI) do Estado do Rio.

Durante a programação, os jovens participaram de dinâmicas de grupo e oficinas sobre saneamento básico, degradação ambiental, sustentabilidade e direito ambiental.

“O evento foi muito bom, muito importante. Conseguimos discutir muitas coisas que nos afetam como a degradação ambiental e as questões de saneamento básico. Espero que o Comitê possa realizar mais eventos como esse”, disse a estudante Maria Isabel, de 13 anos, moradora do município de Maricá.

De acordo com a Coordenadora do Grupo de Trabalho de Juventudes do CBHLSJ, Cynthia Ranieri, o evento foi realizado com dinamismo e superou todas as expectativas.

“É muito bom ver a juventude podendo protagonizar, podendo interagir e aprender sobre um tema tão importante. Tivemos uma ótima adesão. Os jovens participaram ativamente, e parte disso é resultado do trabalho em conjunto com o Teatro das Oprimidas (CTO), que proporcionou uma interação de forma leve e lúdica”, disse Cynthia.

Durante o evento, os jovens também elaboraram, em conjunto, uma manifestação artística e uma Carta Manifesto refletindo o que aprenderam durante a programação.

Confira a carta:

CARTA MANIFESTO DO I FÓRUM DAS JUVENTUDES

Cabo Frio, 19 de outubro de 2022.

Nós, jovens da Região Hidrográfica Lagos São João, participamos do I Fórum das Juventudes pelas Águas da Bacia Hidrográfica Lagos São João, realizado no dia 19 de outubro de 2022 no IFF Cabo Frio, e, nessa primeira edição do evento, discutimos temas fundamentais para ampliar nosso conhecimento sobre o meio ambiente na nossa região hidrográfica. O primeiro tema abordado foi o saneamento básico, sobre o qual notamos o quanto e como os principais pontos turísticos, grandes contribuintes para a economia da região, estão sendo contaminados pela poluição.

Um dos principais modos que nos incomodamos é como a região tem tratado seus municípios, em que podemos ver que a própria rede de saneamento tem poluído seus corpos hídricos e pontos turísticos, como suas praias e lagunas. Dessa forma, achamos importante um olhar mais atento sobre o saneamento da região, com implantações de mais unidades e melhor qualidade do tratamento das Estações de Tratamento de Esgoto que atendem aos municípios da região.

Além desse tema, abordamos também a degradação ambiental, sobre o qual reivindicamos que o Comitê de Bacia, em parceria com a Prefeituras responsáveis, atuem prioritariamente com projetos e fiscalização sobre as áreas com alto índice de degradação ambiental dos nossos corpos hídricos, como por exemplo: Comunidade de Chavão, no Rio São João; Praia do Siqueira, da Lagoa de Araruama; Canal da Malhada, no Jardim Esperança; Serra do Mato Grosso em Vilatur, Saquarema; e Rio Jundiá, em Rio das Ostras.

Projetos ligados ao reflorestamento de matas ciliares, controle das espécies exóticas e de coleta e destinação do lixo, se demonstram fundamentais para nossa região. Acerca do Direito Ambiental, defendemos a expansão de políticas públicas que garantam maior participação da população. A partir da maior disseminação de conhecimento sobre a legislação ambiental pelos diversos meios de comunicação.

Por fim, sobre a sustentabilidade, abordamos três conceitos: economia, meio ambiente e sociedade e como esses se comunicam com a sustentabilidade. Discutimos como a base de tudo é o equilíbrio ambiental e humano, pois tudo está relacionado. O maior problema é que não entendem isso e não tem como fazer o equilíbrio dar certo enquanto houver desigualdade social e diferentes acessos à informação.

Achamos importante também destacar a importância da fiscalização da pesca predatória e ações de educação ambientais para disseminar o conhecimento sobre a sustentabilidade e as atitudes que cada um de nós pode ter para a construção de um futuro mais sustentável para a nossa geração e para as futuras.

Animados com a construção de um futuro melhor,
Jovens do I Fórum das Juventudes pelas Águas da Bacia Hidrográfica Lagos São João