Search
Close this search box.

CBH Lagos São João leva comunidade quilombola de Araruama para visita a sistema biodigestor em Petrópolis

Visita técnica teve o objetivo de demonstrar o funcionamento de um biodigestor similar ao que será implementado na comunidade de Sobara

O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) levou membros da comunidade quilombola de Sobara, em Araruama, para conhecerem alguns biossistemas localizados em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. A atividade foi realizada no sábado (8) para demonstrar o funcionamento desse sistema, da coleta ao tratamento dos efluentes.

A visita teve explicações sobre cada etapa do processo e a importância da sua manutenção. O coordenador de Operações da Concessionária Águas de Juturnaíba, Edson Soares, falou sobre as medidas de segurança que devem ser tomadas.

“É necessário monitorar o gradeamento para que não haja entupimento da rede. Além disso, é importante ressaltar que o biodigestor produz um gás, e que não há riscos de explosões, mas essa sessão do gás deve ser bem vedada, lacrada, e, se possível, fechadas com cadeado, por conta das crianças do local” Explicou Edson.

“A população deve se atentar em relação ao monitoramento e à manutenção do sistema, para mantê-lo sempre funcionando. Não pode haver lançamento de lixo, gordura, óleo de cozinha, água da máquina de lavar e afins. O sistema é elaborado para receber apenas o esgoto”, afirmou o técnico de Operações da concessionária Águas do Imperador, Rafael Gouveia.

Para a líder do quilombo de Sobara, Rosiele Vasconcelos, a visita técnica foi muito importante para o entendimento do sistema que será implementado na comunidade.

“Com essa visita, nós conseguimos tirar dúvidas e aprender de perto, observando as etapas do sistema. A comunidade está muito feliz e ansiosa para o começo desse projeto que vai trazer mais saúde e qualidade de vida, não só para as nossas famílias, mas também para as próximas gerações”, comemorou Rosiele.

A visita técnica foi a quarta etapa do Programa de Educação Ambiental em Sobara, comunidade quilombola que fica localizada na zona rural do município de Araruama. A ação compõe o projeto de esgotamento sanitário da localidade, que prevê a instalação de uma rede coletora e um biossistema integrado, composto por biodigestor, que realizará o tratamento dos efluentes coletados por esta rede.

O projeto é desenvolvido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João, através do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), com verba do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fundrhi).

A ação foi viabilizada pela concessionária Águas de Juturnaíba e contou com o apoio da concessionária Águas do Imperador, além da presença dos representantes da Secretaria de Obras da Prefeitura de Araruama, o engenheiro e sanitarista Sérgio Luís Dias Ribeiro; e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), Helio Martins Almeida dos Santos.