Search
Close this search box.

Comitê Lagos São João participa de reunião com Inea sobre dragagem da Lagoa de Araruama

Encontro foi realizado na sede da Suplaj, em Araruama, com o objetivo de esclarecer dúvidas a respeito da obra

O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) participou, nesta quinta-feira (29), de uma reunião com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para tratar sobre a dragagem de pontos da Lagoa de Araruama.

A reunião foi realizada na sede da Superintendência Regional Lagos São João (Suplaj), em Araruama, e contou com alguns representantes da Câmara Técnica de Pesca do CBHLSJ. Eles questionaram ao engenheiro responsável pela obra sobre os pontos de dragagem e materiais que serão retirados do local. Uma das dúvidas foi sobre os pontos de início e de término da obra.

De acordo com o engenheiro Vinícius de Souza Bomfim, foram realizados 9% do trabalho na área do Canal Palmer, em Cabo Frio, até o momento. Segundo ele, a segunda parte deste trecho será feita até dezembro.

A Capitania dos Portos de Cabo Frio tem acompanhado o trabalho, realizando as exigências e ações necessárias para a segurança da navegação.

“A partir da dragagem, que será realizada em Cabo Frio, será possível não só melhorar a qualidade da navegação e da pesca, mas também será possível realizar a engorda de 22 praias no entorno da Lagoa de Araruama. Isso é um marco inédito, acredito que em todo o Brasil”, afirma o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ), Eduardo Pimenta.

Estiveram presentes na reunião, além do presidente do CBHLSJ, Eduardo Pimenta, o coordenador técnico regional da Suplaj, Carlos Henrique Teles Tibao, o fiscal do contrato da Diretoria de Recuperação Ambiental do Inea (DIRRAM), Gustavo Lopes, o engenheiro responsável da Empresa Brasform, Vinícius de Souza Bomfim, Gustavo Lopes Arruda, e os representantes da Câmara Técnica de Pesca do CBHLSJ, José Ricardo de Souza e Eli da Costa.