Search
Close this search box.

Programa de educação ambiental na comunidade quilombola de Benfica/Sobara, no município de Araruama

Ação promovida pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João está inserida no projeto de implantação do saneamento na comunidade

Dentro do projeto de implantação do saneamento na comunidade quilombola de Benfica/Sobara, no município de Araruama, através de sistema de biodigestor, está inserido o programa de educação ambiental, promovido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João.

As crianças da comunidade quilombola aprenderam de forma lúdica sobre a importância do saneamento básico e dos cuidados com o meio ambiente. O objetivo do projeto é envolver a comunidade na implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto composto com biodigestor.

Mesmo diante de tarefas mais simples, como desenhos em folhas de papel, foi possível iniciar a discussão sobre o saneamento, a disposição correta de resíduos e dos cuidados básicos de higiene.

O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Araruama (PMA), Instituto de Terras do Estado (ITERJ), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Secretaria de Estado do Ambiente (SEAS), Concessionaria Águas de Juturnaíba (CAJ), Associação Remanescente do Quilombo de Sobara (ARQSOBARA), Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI-RJ) e do Instituto de Pesquisas e Educação Para o Desenvolvimento Sustentável (IPEDS).