Search
Close this search box.

Comitê Lagos São João libera recursos para projeto de reflorestamento na região

Recomposição da mata nativa vai colaborar para a conservação dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica

O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João aprovou a aplicação de novos recursos para projetos de reflorestamento na região. O objetivo é viabilizar a recomposição da mata nativa em mananciais na Bacia Hidrográfica do Rio São João, tanto no município de Silva Jardim como na nascente do rio, entre os municípios de Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu.

O objetivo do reflorestamento é colaborar para a conservação dos recursos hídricos, por meio da ampliação da área de cobertura florestal nas nascentes e matas ciliares. Os recursos financeiros para o reflorestamento, no valor total de R$ 716.605,51, são provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI-RJ).

A Bacia Hidrográfica do Rio São João possui 2.160 Km de área total, com o curso do rio seguindo por 120 Km de extensão, desde as nascentes na Serra do Sambê, em Cachoeiras de Macacu, até a foz no limite entre o distrito de Tamoios, em Cabo Frio, e o distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu.

Para execução do projeto foram estabelecidas cinco metas de execução, entre elas o plantio de 21 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

O rio São João proporciona, ao longo de seu curso, atividades agrícolas, de pecuária, pesca e abastecimento público de água, entre outros usos. A área vem sofrendo processos erosivos, com consequente assoreamento do rio. Essa situação pode contribuir para a ocorrência de eventos hidrológicos extremos, como enchentes e inundações.

Por esse motivo, o Comitê de Bacia, por meio do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, decidiu realizar ações de conservação por meio do reflorestamento. Tais ações irão proporcionar melhores condições hídricas, contribuindo para o uso múltiplo das águas e possibilitando a diminuição dos problemas ambientais, como o assoreamento do Rio São João e seus afluentes.